terça-feira, 12 de junho de 2007













34
--- Como surgiu a Arte Moderna? Perguntou Tim.
--- A Arte Moderna surgiu no final do século dezenove e pegou força no início do século vinte, respondeu o velho, depois de pensar um pouco.
--- O que fez surgir a Arte Moderna, como ela apareceu?
---Você está perguntador hoje! Isso é bom! É perguntando que se aprende!
Arte Moderna surgiu de uma revolta como todos os movimentos artísticos. De uma revolução. Mas antes de continuar falando da Arte Moderna, tenho que falar um pouco de um fenômeno humano, para você compreender melhor o assunto.
A humanidade se divide em duas partes, uma "a favor", outra contra! Uma que "desce" a corrente do rio da vida, concordando com tudo, imitando, copiando tudo comodamente, como "carneirinhos obedientes" e a outra que "sobe" o rio da vida nadando contra as correntes, discordando de muitas coisas, perguntando, questionando, desobedecendo muitas vezes... Estes são a minoria! Posto isto, vamos para a Arte Moderna.
35
Alguns pintores fiéis representantes da segunda classe, a "minoria", os que questionam tudo, estavam cansados dos acadêmicos... Não suportavam mais o academicismo com suas regras rígidas, seus rigores, seus excessos de seriedade... Naquele tempo um indivíduo que quisesse ser pintor teria que estudar, no mínimo, um ano de desenho, um de perspectiva, um de modelo vivo, um de "ciência das cores", e só depois de cinco, seis anos de estudos poderia entrar na Academia. Para ser aprovado na Academia de Belas Artes naqueles tempos o candidato tinha que ter um desenho impecável, com perspectiva perfeita, formas anatomicamente exatas, combinações de cores perfeitamente harmoniosas, sem um erro! E só após alguns anos de carreira, aperfeiçoamento, poderia expor em salões ao lado dos mestres consagrados! E estes formavam um grupo impenetrável! Os "monstros sagrados" da Arte! Difícil era entrar para esse grupo. Muito mais difícil ainda era tornar-se pintor de renome, naqueles tempos! Mas os novos pintores da corrente moderna queriam, a todo custo, explorar outros campos, outras áreas, outras técnicas artísticas. Pintaram alguns quadros contrariando as regras do academismo. Só que não foram aceitos pelo meio artístico. Foram recusados, incompreendidos, vaiados, pichados; proibidos de exporem seus quadros nos salões acadêmicos. Eram todos jovens artistas, a maioria boêmios. Juntaram-se, formaram um grupo e alugaram um grande salão para exporem seus quadros recusados pelos acadêmicos.
36
Esse salão chamou-se Salão dos Recusados. E por incrível que pareça, foi um sucesso de público! Porém, o público não foi visitar esse salão para aplaudir, para comprar as obras ali expostas, mas sim para vaiar, para rir, para ridicularizar aqueles jovens artistas. Salvo alguns poucos mais inteligentes, as pessoas iam lá como quem vai a um circo ver palhaços, truques de mágicas, a mulher barbada, enfim, coisas exóticas... Iam como quem vai a um zoológico ver as feras! Enfim, para divertirem-se com as novidades! Alguns chegaram a jogar tomates maduros e ovos nos quadros expostos...
37
--- Ah! Quer dizer que o pessoal não gostou da Arte Moderna?
--- De forma nenhuma! Ainda hoje muita gente a detesta!
--- E como ela chegou à situação atual? A ser tão valorizada, tão aplaudida? Hoje, certos quadros modernos, como alguns de Picasso, chegam a valer mais do que um acadêmico da mesma época?
--- Porque por trás daquelas telas, daqueles quadros ousados, estavam jovens talentosos, corajosos, persistentes, que não se intimidavam com as dificuldades. Eram jovens idealistas, sonhadores... A maioria: gênios! Verdadeiros artistas. Estavam vendo o futuro! Esta é uma característica do verdadeiro artista, do gênio. Ele tem imaginação fértil. Tem visão interior, clarividência! Vê o invisível... Vê o que ainda vai materializar-se. Vê o porvir!


5 comentários:

Emma disse...

Estou fazendo um trabalho sobre Arte Moderna, me inspirei muito no seu texto, obrigada, você me ajudou muito

Emma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iany disse...

estou fazendo um trabalho tambem mas tem muita coisa pra ler nada a ver com o texto

Unknown disse...

muito bom...adorei
me ajudou bastante

Unknown disse...

Muito bom o texto... Adorei!